Você já deve ter ouvido ou lido a expressão “construção sustentável”, mas será que você já compreendeu realmente o que ela significa?
Podemos entender esse modelo de construção como aquele que precisa respeitar o meio ambiente, trazer conforto e bem-estar para os seus usuários, além de ser economicamente viável. E tudo isso durante todo o processo de construção, desde o projeto até o acabamento.
Qual a relevância da construção sustentável?
A construção civil é responsável por cerca de 6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, sendo uma atividade econômica de suma importância. Contudo, também é considerada uma das mais agressivas ao meio ambiente.
Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), estima-se que o Brasil desperdiça em torno de R$ 8 bilhões ao ano por não reciclar materiais de construção. Para se ter uma dimensão da situação, em média, 60% de todo o lixo sólido urbano é resultado dos resíduos de construção civil e demolições.
Dessa forma, pensar em soluções para essa problemática é de grande relevância para diminuição do acúmulo de resíduos e preservação do meio ambiente, como é o caso da implementação das construções sustentáveis. Vamos entender alguns dos principais motivos para se investir nesse modelo.
1.Redução dos custos de operação
A principal ideia das construções sustentáveis é a otimização do uso dos recursos, como água e energia. Alguns exemplos são sistemas de aproveitamento de água, sistemas de tratamento de água adequado, aproveitamento da luz natural e equipamentos de alta performance energética para iluminação e climatização
Além disso, os imóveis feitos a partir das construções sustentáveis proporcionam uma redução das taxas de condomínio de 15% a 25%.
2.Valorização do imóvel
Como sabemos, pautas relacionadas à sustentabilidade estão cada vez mais frequentes e dessa forma, as soluções que se adequem aos cuidados com o meio ambiente também passam a ser mais valorizadas. Como por exemplo, segundo a GBC Brasil, um imóvel sustentável valoriza de 5% a 10%.
3.Linhas de financiamento específicas
Tamanha a importância das questões ambientais que até as instituições financeiras buscam formas de impulsionar as construções sustentáveis a partir de linhas de créditos específicas para o segmento.
4.Diminuição na taxa de vacância
Essa taxa está atrelada à intensidade da desocupação de um imóvel ou empreendimento imobiliário.
Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, as taxas de vacância desse modelo de construção sustentável foram cerca de 5% menores do que as dos edifícios convencionais.
5.Benefícios fiscais
Além de todos os motivos ditos anteriormente, ao se investir em construções sustentáveis, também é possível reduzir os custos com algumas taxas, como por exemplo o programa IPTU Verde.
Ao pensar nas construções sustentáveis, podemos ir além de sistemas de otimização de recursos e pensar também na utilização de materiais ecologicamente corretos, como é o caso das madeiras de reflorestamento, especialmente de eucalipto, uma ótima opção para preservação das florestas nativas no mundo, sendo 100% renovável.
Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto e como você pode contribuir com a sustentabilidade também!