Entenda a relação sustentável entre o eucalipto e o solo

Por muito tempo, pensava-se que as plantações de eucalipto estragavam o solo, tornando-o pobre, e até mesmo hoje em dia, ainda se escuta esse tipo de informação. Mas, será que isso é realmente verdade? 

Já vamos adiantar que não! Muito pelo contrário, na verdade a relação do eucalipto com o solo é bastante positiva e sustentável, justamente por devolver tudo o que consome. Vamos entender mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura para compreender melhor.

Essa ideia de que o eucalipto prejudicava o solo surgiu na década de 60, momento em que os conhecimentos ainda eram menores e, por perdas em diversas plantações, achava-se que o eucalipto é que não fazia bem para o solo e passou a ser conhecido como “deserto verde”.

Entretanto, descobriu-se que o eucalipto ajuda o solo e retém menos água que outras árvores com copas maiores. E por isso, nas áreas em que ele é plantado, o índice de erosão é fortemente reduzido. Inclusive, as árvores de eucalipto conseguem absorver mais água em períodos de chuvas e menos em período de seca, como se elas se adaptassem às condições do momento. 

Vale constar, ainda sobre essa questão da hídrica, que as raízes dos eucaliptos nunca são maiores do que 2,5 metros, o que não interfere nos lençóis freáticos. 

Outro ponto relevante é a sua capacidade em reduzir o carbono da atmosfera. Segundo estudos, 1 hectare de eucalipto absorve por ano 10 toneladas de carbono, reduzindo de forma expressiva os índices de poluição e impactos causados pelo aquecimento global.

Já deu para notar que o eucalipto não é nada prejudicial nem ao solo e nem à natureza como um todo, certo? Mas os benefícios não para por aí, veja só:

Benefícios ambientais do eucalipto

  • Recuperação de áreas degradadas;
  • Redução da erosão;
  • Diminuição de poluição sonora;
  • Melhor vazão de mananciais hídricos;
  • Habitat seguro para fauna e flora;
  • Adaptação em diferentes regiões.

Além dessas vantagens, é importante ressaltar a capacidade do eucalipto de devolver todos os nutrientes retirados do solo. Isso ocorre por meio das folhas secas, que recuperam a fertilidade do ambiente e impactam positivamente com os lençóis freáticos.

A madeira do eucalipto tem diversos pontos positivos que também envolvem questões econômicas e sociais, que foram bem desenvolvidos ao longo dos anos no Brasil, tornando o nosso país um dos que apresenta o maior conhecimento e experiência na cultura dessa árvore.

Em nosso blog, você pode aproveitar para conhecer outras curiosidades sobre o eucalipto e as principais vantagens em optá-lo nos seus projetos

Para maiores informações, entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *