Mitos e verdades sobre a madeira do eucalipto

Mesmo com os avanços do setor e a divulgação de notícias cada vez mais assertivas, ainda existem inúmeros questionamentos a respeito da madeira do eucalipto. E dessas dúvidas, surgem mitos que precisam ser esclarecidos.

Sendo assim, como uma forma de garantir que o mercado siga crescendo e com intuito de esclarecer melhor as informações sobre esse segmento madeireiro, resolvemos trazer uma lista com mitos e verdades sobre a madeira do eucalipto. Acompanhe!

Existe um solo mais favorável à cultura do eucalipto

VERDADE. Recomenda-se um solo profundo, fértil e bem drenado. entretanto, vale reforçar que já existem diversas espécies adequadas às várias condições ambientais.

O eucalipto seca o solo

MITO. Esse talvez seja um dos maiores mitos relacionados à madeira do eucalipto e essa desconfiança surge do seu crescimento rápido e do aumento no consumo de água nos períodos de chuva. 

Contribui para o controle de doenças e plantas daninhas

VERDADE. As plantações de eucalipto contribuem para maior área de sombreamento e redução dos ventos, o que, consequentemente, pode ajudar na dispersão de alguns insetos e modificar as espécies de plantas invasoras.

Não existe regra para a escolha do eucalipto

MITO. A escolha de cada espécie depende do clima da região onde será plantada. Há aquelas mais adaptadas a regiões de geadas e aquelas que se adaptam a longos períodos de estiagem, por exemplo. 

O eucalipto prejudica as comunidades vizinhas

MITO. Muito pelo contrário, as florestas de eucalipto são responsáveis por movimentar a economia e gerar dezenas de empregos de forma indireta e direta. Isso porque tanto os viveiros onde são produzidas as mudas quanto a manutenção da própria floresta em desenvolvimento necessitam de mão de obra qualificada, o que traz a oportunidade para a formação de novos profissionais especializados no setor.

Ajuda na redução dos impactos do aquecimento global

VERDADE. A madeira do eucalipto tem a capacidade de absorver  substâncias nocivas presentes no ar e, devido ao seu crescimento acelerado, ele necessita de uma grande quantidade de dióxido de carbono. E ao absorver este gás, ele devolve para a natureza o oxigênio, contribuindo para a melhoria na qualidade do ar.

E você, já sabia sobre essas curiosidades a respeito do eucalipto? Essas e outras informações você pode encontrar em nosso blog e ainda aproveitar para conhecer mais sobre o setor madeireiro, seus desafios e seus pontos de destaque. 

Estamos também nas redes sociais, @ecobrasmadeirasimunizadas, siga a nossa página e fique por dentro das principais novidades e conteúdos sobre o eucalipto e as madeiras tratadas em si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *