Além dos seus diversos usos para a construção civil, o eucalipto também é utilizado para geração de energia elétrica de uma forma renovável.
Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF), o Brasil possui grande potencial de geração de energia de biomassa. São produzidas anualmente cerca de 41 milhões de toneladas de resíduos da indústria de processamento de madeira e da colheita florestal, capaz de gerar energia elétrica equivalente a 1,7 GW/ano.
Como ocorre a produção de energia?
Assim que as árvores atingem o porte mais adequado, ocorre a derrubada e a separação em toras, que logo depois são picadas e transformadas em cavaco
.
Graças ao seu alto poder energético, ou seja, a quantidade de energia liberada em sua queima, que pode ser resumida em calor, o cavaco é utilizado como combustível nas fornalhas das caldeiras, que produzem vapor em alta pressão e temperatura, alimentando turbogeradores e produzindo energia elétrica de forma eficiente e com baixo custo operacional.
Além disso, a partir da alta concentração de plantios florestais, as regiões Sul e Sudeste possuem a maior potencialidade de geração de energia, contribuindo para a redução da necessidade do desmatamento de florestas nativas e também possibilitando a geração de empregos e a diversificação das fontes energéticas locais.
Sendo assim, o cavaco de madeira do eucalipto se torna uma das fontes energéticas mais eficientes e baratas no momento para geração de energia.
Importância do investimento em fontes renováveis
Sabe-se que a sociedade se encontra cada vez mais preocupada com o meio ambiente e com a forma em que seus recursos naturais são utilizados. Isso reflete, inclusive, no comportamento de compra do consumidor, que procura empresas que contribuam de alguma forma com o desenvolvimento sustentável.
Dessa maneira, ao pensarmos na geração de energia através de uma fonte renovável, como a de biomassa, proveniente da queima do eucalipto, devemos nos lembrar de todos os seus benefícios, que não são somente ambientais, mas também sociais e econômicos, apresentando alta eficiência e baixo custo de produção.
Vale ressaltar que a combustão de materiais orgânicos devolve à natureza somente o carbono que, neste caso, as árvores de eucalipto usaram para crescer, o que não gera prejuízos ambientais, equilibrando, assim, as emissões de CO2 que pode chegar a ser nulo.
Uso da biomassa no Brasil
Segundo especialistas, essa fonte energética já representa 30% de toda a demanda energética do país, sendo utilizada principalmente na indústria cerâmica, na redução de ferro em siderúrgicas e também como combustível limpo para fábricas de cimento.
E você, já sabia sobre essa utilização do eucalipto? Então, continue acompanhando as publicações em nosso blog e fique por dentro das principais curiosidades sobre o setor madeireiro.