O Eucalipto é uma árvore com grande importância, muito utilizada no Brasil e no mundo por diversos setores, como o da construção civil, confecção de móveis, produção de energia através de carvão vegetal renovável, entre outros.
Você conhece as utilidades, a origem e o que pode ser feito com a árvore mais plantada no Brasil? Neste artigo, listamos oito das principais curiosidades sobre o Eucalipto. Confira!
1 – Eucalipto tem diversos usos
O eucalipto tem várias utilidades, tais como, produção de carvão vegetal e lenha; fabricação de papel, de celulose, de óleos essenciais para indústrias farmacêuticas; utilização em diversas etapas da construção civil e fabricação de móveis.
2 – Brasil é referência em cultivo de eucalipto
Nosso país é referência mundial no cultivo de eucalipto, estando entre os principais produtores de celulose, papel e painéis de madeira. O setor apresenta a maior produtividade, medida em volume de madeira produzida por unidade de área utilizada ao ano.
Além disso, temos a menor taxa de rotação do mundo, que trata do tempo decorrido entre o plantio e a colheita das árvores. Aqui no Brasil, este tempo gira em torno de 6 a 7 anos, enquanto em países de clima temperado como o Canadá, este tempo chega a mais de 30 anos.
3 – Época de chuva é a ideal para o plantio
A recomendação é que os eucaliptos sejam plantados nos períodos mais chuvosos do ano, pois as mudas precisam do solo mais úmido para se firmarem e desenvolverem, o que reduz as perdas de árvores por morte da raiz. Por conta disso, o período compreendido entre os meses de setembro e fevereiro é o ideal para o plantio das árvores.
4 – Eucaliptos são árvores de grande porte
Os eucaliptos podem chegar a até 90 metros de altura, sendo uma das árvores mais altas do mundo.
5 – Há vários de tipos de eucaliptos
O gênero “Eucalyptus” atualmente tem mais de 730 espécies catalogadas ao redor do mundo. Entretanto, apenas cerca de 20 destas são utilizadas comercialmente.
6 – Originária da Oceania
O gênero “Eucalyptus” tem a sua origem na Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania, onde é uma espécie comum na flora local. De lá, as árvores se espalharam para diversos lugares do mundo.
7 – Chegou ao Brasil no século XVII
A chegada do eucalipto no Brasil teria ocorrido por volta de 1825. Nessa época, as árvores foram utilizadas como plantas ornamentais no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em 1868, foram realizados os primeiros plantios da espécie para gerar lenha e formar barreiras contra o vento no Rio Grande do Sul.
Entretanto, foi só em 1909 que a produção de eucaliptos ganhou impulso em território nacional, por intermédio do engenheiro-agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, que se interessou pelo estudo e cultivo da espécie.
8 – Contribui para a diminuição do desmatamento
As áreas de reflorestamento de eucalipto diminuem o uso de espécies brasileiras nativas presentes nas nossas florestas, contribuindo de forma significativa para a redução do desmatamento, queimadas e poluição.
E você, já sabia sobre essas curiosidades? Continue nos acompanhando para ficar por dentro dos principais temas relacionados ao uso da madeira do eucalipto.