O Brasil é conhecido pelas suas vastas florestas e enorme biodiversidade. Contudo, infelizmente também é caracterizado pelo alto índice de desmatamento, o que traz grandes impactos ambientais.
Dessa forma, expressões como “reflorestamento” e “restauração florestal” passaram a fazer parte do nosso cotidiano, uma vez que soluções para reverter as consequências das ações humanas ganharam mais força nos dias de hoje.
Mas, será que você sabe o significado da palavra reflorestamento? Neste artigo, falaremos mais sobre esse tema e sua relevância para a sociedade. Entenda!
Diferença entre reflorestamento e restauração florestal
Como dissemos em momentos anteriores, essas duas expressões são bastante utilizadas, mas, muitas vezes, confundidas.
Quando pensamos em reflorestamento, o objetivo é o plantio de árvores para a formação de uma floresta, e não precisa ter a mesma estrutura original da área desmatada. Além disso, é possível também utilizar essa madeira reflorestada para fins comerciais a partir de sua extração.
Já a restauração florestal pode ser compreendida como uma ação com intuito de recuperar exatamente como era o ecossistema florestal original da área devastada e preservá-la.
Tipos de reflorestamento
Para entendermos melhor sobre o conceito de reflorestamento, vamos aos dois tipos que podemos encontrar:
- Heterogêneo: é plantio de diversas espécies de árvores na mesma área, que é o caso do reflorestamento ecológico, com intuito de equilibrar o ecossistema local;
- Homogêneo: é o modelo em que se é realizado o plantio de apenas uma espécie de vegetação em determinada área, normalmente, com intuito comercial.
Benefícios do reflorestamento
- Retenção de CO2;
- Diminuição das altas temperaturas que estamos enfrentando;
- Recuperação de nascentes;
- Proteção de bacias hidrográficas;
- Redução da poluição sonora;
- Manutenção da biodiversidade;
- Controle e prevenção de erosões e deslizamentos de terra;
- Embelezamento de paisagens;
- Incentivo ao ecoturismo e contato direto com a natureza;
- Abrigo e alimentação para a fauna.
Reflorestamento no Brasil
Para estimular o reflorestamento, o governo federal criou em abril de 2000, o Programa Nacional de Florestas (PNF), executado juntamente com os governos estaduais, municipais e a organização civil.
Alguns dos principais objetivos do programa envolvem ações como: estimular o uso sustentável de florestas nativas e plantadas, fomentar as atividades de reflorestamento, recuperar florestas de preservação permanente, de reserva legal e áreas alteradas, apoiar as iniciativas econômicas e sociais das populações que vivem em florestas, além de reprimir desmatamentos ilegais e a extração predatória de produtos e subprodutos florestais.
Além disso, vale ressaltar também que o Brasil é um país bastante privilegiado, pois a condição climática permite uma boa produção de madeira de reflorestamento, especialmente Pinus e Eucalipto.
E esse, inclusive, é o foco da Ecobrás. Trabalhamos com o eucalipto tratado pelas suas diversas vantagens, mas, especialmente, por se tratar de uma madeira de reflorestamento, o que contribui para a preservação das florestas nativas e impulsiona o desenvolvimento sustentável no setor madeireiro.
Quer saber mais sobre as nossas madeiras e soluções? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.
Aproveite também para conhecer as nossas redes sociais, @ecobrasmadeirasimunizadas, conhecer mais sobre nosso setor e ficar por dentro das novidades!