Saiba quais são os principais tipos de tratamento na madeira

Como sabemos, a madeira é um material orgânico e, por isso, está propensa à deterioração, seja por agentes xilófagos, seja por exposição e contato com o ambiente externo. E é nesse contexto que se faz necessário o processo de tratamento na madeira, a fim de garantir maior durabilidade ao material.

Neste artigo, vamos entender melhor sobre os principais tipos de tratamento na madeira existentes e quais são as principais características de cada um. Confira!

Banho a quente e frio 

Esse tratamento é indicado para madeira seca e sem casca, que mantém contato com a água ou o solo. E ao ser tratada por esse processo, a madeira dura, em média, 20 anos. 

O processo consiste em afundar as peças em banhos, um quente e um frio. O primeiro, quente, leva em torno de 2 horas e possibilita que a alta temperatura reduza a viscosidade do preservativo para aumentar a sua absorção.

Logo em seguida, a madeira passa por banho a frio, que dura em torno de 4 horas para que o ar retraia e a madeira absorva o produto.

Pincelamento 

Nesse caso, o tratamento é indicado para madeira seca e que permanece em ambiente seco, sem contato com água ou solo e que não seja exposta a agentes deterioradores. E, a partir do tratamento por pincelamento, a madeira chega a durar cerca de 6 anos.

É um processo bastante simples e rápido que permite que o preservativo (lipossolúvel, hidrossolúvel ou oleoso) entre em contato com a superfície da madeira, aumentando a sua conservação. 

Substituição da seiva

Utilizado em madeira verde, recém cortada (até 48 horas) e com alto teor de umidade, é um dos procedimentos de tratamento mais utilizados, justamente por ser barato, rápido e eficiente. E, com esse processo, a durabilidade da madeira chega em torno de 15 anos.

A substituição da seiva pode ocorrer de duas formas: por transpiração radial, na qual a solução preservativa penetra quando a seiva evapora ou ainda pelo método bolcherie, em que a seiva é retirada por pressão para receber o preservativo hidrossolúvel. 

Autoclave

Esse modelo de tratamento recebe este nome pelo equipamento utilizado, a autoclave, capaz de suportar forte pressão e total preenchimento com o preservativo. A partir desse processo, a madeira de eucalipto é capaz de durar 25 anos, sendo este o tratamento que proporciona maior durabilidade à madeira.

O tratamento a partir da autoclave é indicado para madeira de eucalipto seca, com teor de umidade está abaixo dos 20%, e sem casca, que passa por contínuo contato com os agentes deterioradores presentes na natureza. 

Inclusive, este é o procedimento utilizado pela Ecobrás. O tratamento é realizado com o composto CCA (Arseniato de Cobre Cromatado) em um sistema de vácuo-pressão em autoclave, que tem a capacidade de tratar 10 m³ de madeira por processo de imunização, seguindo todas as normas e padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além de contar com o acompanhamento de um responsável técnico.

Acesse  e confira em nosso site mais sobre nossas madeiras tratadas para compreender melhor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *